12 de jul. de 2010

O PAPEL DO FARMACÊUTICO


O FARMACÊUTICO É UM PROFISSIONAL DA SAÚDE, CUMPRINDO-LHE EXECUTAR TODAS AS ATIVIDADES INERENTES AO ÂMBITO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO DE MODO A CONTRIBUIR PARA A SALVAGUARDA DA SAÚDE PÚBLICA E, AINDA, TODAS AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO DIRIGIDAS À COMUNIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE.

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA
RESOLUÇÃO N.º 417, DE 29 DE SETEMBRO DE 2004




 
Neste último milênio a maior preocupação da sociedade se volta para a necessidade de qualidade de produtos, desta forma necessita-se do profissional que prime a qualidade do medicamento dentro do estabelecimento de saúde no seu cotidiano.
Desta forma, é a partir de fórmulas e receitas, que os farmacêuticos estão em busca de uma nova descoberta que traga benefício e qualidade de vida à saúde das pessoas, essa sendo então uma área em constante processo de renovação e mudança.
O profissional farmacêutico sempre foi ligado àquele que está atrás do balcão nas farmácias. Hoje, pode-se perceber que ele não atua apenas nessa atividade, mais também está inserido em outros campos de atuação.
O farmacêutico é um profissional comprometido com o bem estar dos que estão à sua volta, com grandes perspectivas de resgate do seu papel, função e valorização no sistema de saúde, através de ações concretas na promoção e prevenção. Além de ser presença obrigatória em farmácias e drogarias, esses profissionais também são responsáveis pela manipulação dos medicamentos, seja em farmácias ou nas indústrias. O farmacêutico também pode ser responsável pela análise dos alimentos e pela indústria de cosméticos. Se a escolha for a bioquímica, há a opção de cuidar de laboratórios de análises clínicas e fazer diagnósticos e prognósticos de doenças, além disso pode atuar na área de educação (professor) e perícia criminal, assim como em exames de DNA.   
O primeiro diploma referente à profissão que se conhece está em Portugal e data de 1338. A formação de farmacêutico começa com o curso superior e logo após indica-se a sua inscrição no Conselho Federal de Farmácia, no qual foi oficializada a comemoração da profissão em 20 de janeiro por se tratar de uma data alusiva à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF).
Portanto, hoje, o farmacêutico é de suma importância e sua imagem só tende a crescer como um profissional necessário no âmbito da saúde, tendo uma larga escala de atuação, desde drogarias ao ramo industrial com o processo de produção e desenvolvimento de medicamentos.



Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
blogfarmaciainfoco@gmail.com