13 de abr. de 2011

Adequação das Farmácias para Norma do Antibiótico está suspenso


     Está suspenso pela Diretoria da Anvisa o prazo que terminaria no próximo dia 25 de abril para que as farmácias  passassem a registrar a venda de antibióticos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, o SNGPC.
     A decisão foi tomada durante a reunião pública da Diretoria Colegiada da Agência nesta terça-feira (12/4), que teve início às 14h43, no auditório da Anvisa em Brasília. O encontro contou com a presença do público no auditório da Agência e também foi transmitido em tempo real pela internet.
     O prazo para que as farmácias aderissem ao SNGPC, sistema informatizado desenvolvido e gerenciado pela Anvisa, constava da norma que modificou as regras para vendas de antibiótico, em outubro passado, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44/2010.
     Inicialmente a pauta da reunião pública da Diretoria da Anvisa previa a apreciação de algumas mudanças propostas para a norma. Mas os diretores optaram por solucionar a questão mais urgente, o prazo, e prorrogar a discussão dos ajustes para a próxima reunião.

Anorexígenos 
     Os diretores decidiram também que a Agência promoverá um painel internacional sobre os inibidores de apetite. O cancelamento do registro destes produtos no mercado brasileiro foi defendido durante a reunião pública em parecer elaborado pelas áreas técnicas.
O documento preparado pela Gerência Geral de Medicamento (GGMED) e o Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Nuvig) reafirmou a necessidade de cancelamento de registro de quatro inibidores de apetite.
     Apresentado pela chefe do Nuvig, Maria Eugênia Cury, o parecer indica que devem ter o registro cancelado a Sibutramina, a Anfepramona, Mazindol e o Femproporex, com base nos estudos científicos disponíveis que indicam elevado risco para a saúde humana.
     “De acordo com estudo Scout sobre a Sibutramina, apenas 30% dos pacientes tratados com o medicamento tiveram perda de peso em três meses”, disse Maria Eugênia Cury. “E ficou constatado que predispõe a eventos como derrames e infarto”, completou.
     O diretor presidente em exercício, Dirceu Barbano, acredita que o painel científico será importante para auxiliar a decisão da diretoria da Anvisa. “O painel nos ajudará a esclarecer o processo e eventuais pontos questionados”, apontou Barbano.
     A Sibutramina entrou no mercado brasileiro em 2005 e o estudo internacional Scout para investigar seus danos à saúde e seus resultados foram anunciados em 2009. Hoje o medicamento é proibido na Comunidade Européia, Canadá, Estados Unidos e na maioria dos países da América do Sul.


FONTE: Ana Júnlia Pinheiro - Imprensa/Anvisa
 

Enviado por: Pedro Simão (Aluno 1º período de Farmácia-UFPI)

Sugamadex Sódico faz Reversão do Efeito de Anestesia em até 3 minutos

     Chega ao mercado brasileiro o sugamadex sódico, conhecido comercialmente como Bridion, o medicamento que reverte, em até três minutos, os níveis moderados e profundos do relaxamento muscular induzido pelo rocurônio e pelo vecurônio - dois relaxantes musculares utilizados na anestesia geral. Segundo pesquisas, o tempo para a reversão do relaxamento muscular com o medicamento é cerca de seis vezes mais rápido que o obtido com o uso de outros fármacos. Até então, o sugamadex sódico não provoca os efeitos colaterais das drogas disponíveis.
     A molécula do relaxante muscular é atraída para a cavidade interna do sugamadex, que é uma gamaciclodextrina modificada, composta por oito moléculas de glicose dispostas em círculo. Cada molécula do sugamadex encapsula uma molécula do relaxante muscular, tornando-a inativa. Isso acontece porque ambos os medicamentos têm uma afinidade mútua e mantêm uma ligação estável e duradoura. Depois desse processo, o sugamadex, que já inativou o relaxante muscular, é transportado pelo sangue para os rins, de onde é eliminado do corpo, geralmente em menos de duas horas.
     A novidade é considerada relevante para o mercado, já que a anestesia geral ainda provoca medo e ansiedade nos pacientes. Uma pesquisa da Sociedade Americana de Anestesiologia em pacientes submetidos a cirurgias, aponta que 75% dos entrevistados têm muita preocupação com a anestesia geral. Segundo a entidade, as taxas de complicações relacionadas à anestesia diminuíram drasticamente nos últimos 25 anos. 





Enviado por: Juliane Brígida (Aluna 1º período de Farmácia-UFPI)