24 de mar. de 2011

Expectativas na Criação de Novas Vacinas

Via VEJA - medicina

Novas fórmulas: o mapeamento da interação do alume no organismo abre portas para a decoberta de novas vacinas(Jupiterimages/Thinkstock)

Descoberta do processo de interação do alume com o sistema imunológico abre portas para a criação de vacinas contra HIV, tuberculose e malária.

     Catalisador do processo imunológico de diversas vacinas, o alume (ou sulfato duplo de alumínio e potássio) teve sua interação com as células humanas considerada um pequeno mistério científico por anos. Mas um recente estudo conduzido por uma equipe da University of Calgary´s Faculty of Medicine, no Canadá, descobriu exatamente como a substância funciona e interage no organismo após a vacinação. Publicado no periódico científico Nature Medicine, o achado pretende melhorar a maneira como as vacinas são produzidas, além de abrir possibilidades para a criação de outras mais eficientes contra aids e tuberculose.
     “Entender as propriedades do alume é de vital importância para a criação de novas vacinas. Esse era o único caminho pelo qual poderíamos entender como as vacinas já criadas funcionam e como aperfeiçoar esse mecanismo para doenças ainda sem prevenção”, diz Yan Shi, um dos membros da equipe de pesquisadores.
     “O que descobrimos nesse estudo pode nos ajudar a manipular o alume com um adjuvante adicional, por exemplo, para atacar doenças maiores, como o HIV, a tuberculose e a malária”, diz Tracy Flach, coordenadora da pesquisa.

FONTE: VEJA

Mirna Gois

Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com