10 de ago. de 2011

Prevenção do envelhecimento: Uso de Protetor solar e beber muita água

     A pele é o maior órgão do corpo humano, com dois metros quadrados. E, se bem tratada, pode ter uma aparência mais bonita, jovem e saudável.
     
     Pesquisadores afirmam que uma boa maneira de se prevenir o envelhecimento é através da ingestão diária de cinco unidades de fruta (uma maçã, uma banana e uma fatia de melancia são uma unidade cada). Outras atitudes, como fazer atividade física, beber bastante água, usar hidratantes e proteger-se do sol, podem fazer toda a diferença.
     Se você ficar sob o sol por mais de 10 minutos, use protetor nas partes que ficarão expostas. Opte por um fator 30, que deve ser reaplicado a cada 4 horas ou 2 horas se suar muito ou entrar na água.
     É muito importante também passar protetor nas crianças. Cerca de 80% dos problemas de pele em adultos são decorrentes de eles terem tomado sol demais antes dos 18 anos.
     Boa parte do envelhecimento é provocada pelos radicais livres. É como se fosse uma sujeira que fica dentro do corpo. E quem faz a faxina são os antioxidantes.
     Bebida alcoólica em excesso, além do cigarro, é extremamente nociva para a saúde e o visual. Além disso, quem usa muita maquiagem deve tirá-la sempre à noite.
      Portanto, tomando os devidos cuidados desde o início da vida contra os agentes envelhecedores, poderão proporcionar um retardamento ou mesmo prevenção do envelhecimento.


FONTE: Globo.com/CiênciaseSaúde

Mirna Gois 
Mestranda em Ciências Farmacêuticas 
bloginfarmacia@gmail.com