18 de ago. de 2010

Pós em Inovação Terapêutica tem quarta Defesa de Dissertação

     O Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT) da UFPE realizou, na última sexta-feira (13), a defesa de sua quarta dissertação. Trata-se da pesquisa “Desenvolvimento de Dispersões Sólidas Binárias Visando o Incremento da Solubilidade Aquosa do Antirretroviral Efavirenz”, desenvolvida pela mestranda Lariza Darlene Santos Alves, sob orientação do professor Pedro José Rolim Neto.
     A dissertação contribui para o fortalecimento do programa de combate a DST/AIDS no Brasil, visto que possibilitou um melhor entendimento do processo de solubilização do efavirenz e uma maior potência de suas características físico-químicas. O efavirenz é um dos fármacos de primeira escolha no tratamento de terapia antirretroviral para a AIDS.
     Apesar de sua eficácia, contudo, a substância apresenta baixa solubilidade aquosa, o que leva a problemas de absorção no trato gastrointestinal e biodisponibilidade inadequada para sua ação terapêutica. Essa defasagem na solubilidade pode ser revertida através da técnica de dispersões sólidas (DS), promissora pela sua vasta aplicabilidade, praticidade e baixo custo.
    A pesquisa desenvolveu diferentes técnicas de obtenção de dispersões sólidas. Por meio delas, pôde descobrir a maneira mais eficaz de utilização do efavirenz, incrementando sua solubilidade e diminuindo os efeitos colaterais de seu uso. Assim, é possível aumentar a qualidade do fármaco em relação aos medicamentos atualmente disponibilizados no mercado farmacêutico.
    A defesa contou com a participação dos professores José Lamartine, da Universidade Federal do Piauí, como membro externo, e Maria do Carmo Alves de Lima, do PPGIT, na banca examinadora. Completava o trio de examinadores o próprio Pedro Rolim, que orientou a pesquisa.
 
Mais informações
(81) 2126.8947
ppgit@ufpe.br



Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com