20 de mai. de 2011

Ácido acetilsalisílico reduz o efeito da fluoxetina

     As interações medicamentosas são tema constantemente tratado neste espaço. Medicamentos considerados pela população como um remedinho comum dando o entender que são praticamente inofensíveis, apresentam grandes riscos e interações perigosas.


     Recentemente, um estudo publicado na revista da Academia Nacional das Ciências Americanas nos EUA, concluem que o ácido acetilsalicílico reduz a eficácia do antidepressivo fluoxetina, reduzindo os efeitos deste medicamento no paciente. 
     A fluoxetina é um dos antidepressivos mais prescritos e geralmente utilizados em tratamentos superiores a seis meses. Os resultado encontrados, de redução do efeito da fluoxetina, podem justificar porque tantas pessoas tratadas com a substancia, não respondem adequadamente ao tratamento.
De acordo com Paul Greengard e Jennifer Warner-Schmidt, do Centro de Investigação Fisher contra a doença de Alzheimer, da Universidade Rockefeller e co-autores deste trabalho, notaram que a eficácia da tomada de apenas antidepressivos, que já é baixa, de 54 por cento apenas, quando esses medicamentos são tomados juntamente com anti-inflamatórios, a taxa de sucesso cai para cerca de 40 por cento.
     Segundo ainda a Revista, pesquisas conduzidas em ratos mostram que tratamentos simultâneos com antidepressivos e anti-inflamatórios tornavam os animais significativamente menos receptivos ao tratamento contra a depressão e ansiedade, em comparação com os medicados apenas com antidepressivos.
     "Os resultados desta pesquisa podem ter implicações importantes para o tratamento da depressão, dadas as altas taxas de resistência a estes fármacos",  referiu Jennifer Warner-Schmidt.

FONTE: José Vilmore (blog 180graus.com)


Enviado por Laynne Hellen (aluna 1º período farmácia - UFPI)