24 de fev. de 2011

Vacina Universal contra a Gripe

    O grande obstáculo para o desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe está nas características mutantes do vírus da influenza. O vírus que ataca neste ano estará diferente no ano seguinte. Por isso as vacinas têm validade curta. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, mudou a abordagem da fabricação da vacina e pode estar perto de criar uma imunização universal.
     Os pesquisadores australianos resolveram usar um peptídeo, uma molécula presente em todos os vírus da gripe, para criar a vacina. A ideia é que os anticorpos identifiquem essa molécula e com isso possam destruir diversas cepas do vírus. De acordo com o periódico científico Journal of General Virology, o grupo da Universidade de Adelaide teve sucesso no teste em ratos.
     Para chegar aos resultados, os pesquisadores usaram peptídeos de uma pequena região do vírus da gripe para acionar uma resposta imunológica. A vacina testada apresentou 100% de proteção contra os vírus A e B e 20% contra o vírus H5N1, conhecido como gripe aviária.
     A vacina australiana teria ainda a vantagem de ser administrada pelo nariz. Segundo Miller, o formato de spray nasal é um procedimento não-invasivo e ajuda pessoas que têm medo de agulhas. “Essa vacina também poderá reduzir o risco de alergia de grande parte dos pacientes – já que a vacina atual é produzida em ovos e quem tem alergia a ovo não pode ser imunizado”, diz.


FONTE: VEJA-Saúde

Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com