4 de out. de 2010

Anvisa cancela registro do medicamento Avandia

O medicamento Avandia, usado no tratamento contra diabetes tipo dois teve o cancelamento do seu registro pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nesta quarta-feira (29/09/2010).

     A decisão foi tomada depois que estudos confirmaram os riscos de infarto, insuficiência cardíaca e derrame provocados pelo uso do medicamento. E o que ficou mais claro recentemente foi exatamente o fato de que os riscos são superiores aos benefícios e, portanto, não se justifica manter no mercado um medicamento que tenha esse grau de risco."
 
                               Medicamento Avandia
      
     O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Ricardo Meirelles, afirma que a discussão sobre a proibição do Avandia existe há muito, porém, só agora foram confirmados os malefícios do medicamento. "Ele não tinha sido ainda retirado porque por outro lado é ele um medicamento eficiente para tratar o diabetes.    Apesar da proibição, Ricardo Meirelles destaca que não há motivos para pânico. Segundo ele, a substituição do medicamento deve ser feita com calma, sempre orientada por um médico. Além disso, A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou também que o laboratório que fabrica o Avandia recolha o produto em todo o País.
 
FONTE: Portal Terra (29/09/10)

 
Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com