20 de out. de 2010

Em Debate: Animais em Pesquisa Científica

      A Revista VEJA realiza uma série de entrevistas com especialistas sobre o uso de animais na Ciência, cujo debate se insere na fronteira entre a biologia, a ética e o Direito. Participe você também desse debate de idéias!
     Em sua primeira sessão de entrevistas acontece com o médico Ray Greek (autor do livro: Ciência das Espécies: Por que Experimentos com Animais Prejudicam os Humanos, sem edição no Brasil) segundo o mesmo não só é desnecessário o uso de animais em pesquisas científicas, como esta opção poderia até atrasar o avanço da ciência.

"As drogas deveriam ser testadas em computadores, depois em tecido humano e daí sim, em seres humanos. Empresas farmacêuticas já admitiram que essa será a forma de testar remédios no futuro." (Ray Greek)

     Neste domingo, o também médico Michael Cohn faz a defesa do uso de animais. É graças a este tipo de pesquisa, segundo ele, que os humanos vivem cada vez mais e melhor. Na segunda-feira, é a vez do advogado Steven Wise, professor de direito dos animais da Universidade de Harvard, que defende que algumas espécies deveriam possuir os mesmos direitos à integridade e liberdade física que os humanos. Já na terça-feira, o site vai publicar reportagem sobre a história do uso de animais pela ciência, ressaltando os maiores sucessos e insucessos dessa prática.

E você? Qual sua posição em relação ao uso de animais em pesquisas científicas? Deixe sua opinião ou Vote no site da Veja AQUI

                                Marco Túlio Pires
No sentido horário: no alto, à esquerda, ativistas protestam na Malásia contra a instalação de uma empresa de biotecnologia que faz testes pré-clínicos com animais; ativistas a favor dos testes com animais marcham no Campus da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos; integrantes do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals - Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), protestam contra o uso de animais em testes de cosméticos, na Índia

FONTE: REVISTA VEJA


Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com