24 de nov. de 2010

Infecções Aqui Não!

     Infecção associada aos cuidados da saúde (IACS) é uma infecção desenvolvida em hospital ou clínica médica. Estas hoje são problemas globais, afetando tanto pacientes quanto profissionais da saúde.
    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em breve, 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo estarão sofrendo de infecções adquiridas em hospitais.
     Diante de tal acontecimento, acontecerá entre os dias 17 e 23 de outubro A Semana Internacional de Prevenção de Infecções com intuito de conscientização dos profissionais de saúde e população em geral de como se prevenir contra as infecções.
     
    Kimberly-Clark Health Care está na vanguarda de proteger os pacientes de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) e montou uma campanha dedicada a esse objetivo chamado HAI Watch: Infecção Aqui Não!  


DICAS de como minimizar a exposição às Infecções associadas aos cuidados da saúde (IACS) e bactérias relacionadas:

  • Lave suas mãos. Esfregue por pelo menos 15 segundos com água morna e sabão. Use álcool-gel se você não tiver acesso a água e sabão.
  • De três a cinco dias antes de sua cirurgia, tome banhos diários com sabão contendo 4% de clorexidina, disponível em farmácias. 
   II) Equipamentos      
  • Uma fonte comum de contaminação cruzada por bactérias são estetoscópios, que normalmente não são limpos após usados em cada paciente, então peça que sejam limpos – assim como qualquer outro equipamento médico – na sua presença.
  • Certifique-se de que as equipes hospitalares limpem e desinfetem todas as superfícies que você deve tocar, como grades de cama, cortinas e pias. Evite colocar comida ou utensílios nos móveis ou na cama. 
   III) Exames    
   IV) Estética e Conforto 
  • Se você precisa de depilação, use depiladores elétricos no dia da cirurgia em vez de lâminas, pois, com essas últimas, são maiores as chances de cortes na pele, o que aumenta a exposição às bactérias que causam infecção.
  • Peça a seu médico que lhe mantenha aquecido durante a cirurgia. Obviamente, você não irá sentir frio quando anestesiado, mas estudos provaram que procedimentos simples como manter os pacientes aquecidos diminui as chances de infecção.

    O Blog Fármacia em Foco também entra nessa campanha INFECÇÕES AQUI NÃO ajude-nos você também na divulgação desse problema que acomete diversas pessoas pelo Brasil e pelo Mundo!

Mais Informações: http://prevencaodeinfeccoes.com/



Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com