Infecção associada aos cuidados da saúde (IACS) é uma infecção desenvolvida em hospital ou clínica médica. Estas hoje são problemas globais, afetando tanto pacientes quanto profissionais da saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em breve, 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo estarão sofrendo de infecções adquiridas em hospitais.
Diante de tal acontecimento, acontecerá entre os dias 17 e 23 de outubro A Semana Internacional de Prevenção de Infecções com intuito de conscientização dos profissionais de saúde e população em geral de como se prevenir contra as infecções.
Kimberly-Clark Health Care está na vanguarda de proteger os pacientes de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) e montou uma campanha dedicada a esse objetivo chamado HAI Watch: Infecção Aqui Não!
DICAS de como minimizar a exposição às Infecções associadas aos cuidados da saúde (IACS) e bactérias relacionadas:
- Lave suas mãos. Esfregue por pelo menos 15 segundos com água morna e sabão. Use álcool-gel se você não tiver acesso a água e sabão.
- De três a cinco dias antes de sua cirurgia, tome banhos diários com sabão contendo 4% de clorexidina, disponível em farmácias.
- Uma fonte comum de contaminação cruzada por bactérias são estetoscópios, que normalmente não são limpos após usados em cada paciente, então peça que sejam limpos – assim como qualquer outro equipamento médico – na sua presença.
- Certifique-se de que as equipes hospitalares limpem e desinfetem todas as superfícies que você deve tocar, como grades de cama, cortinas e pias. Evite colocar comida ou utensílios nos móveis ou na cama.
- Faça um exame para verificar a presença de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM) pelo menos uma semana antes de ser internado. Você pode já ter SARM e não saber! É importante saber disso o quanto antes.
- Se você precisa de depilação, use depiladores elétricos no dia da cirurgia em vez de lâminas, pois, com essas últimas, são maiores as chances de cortes na pele, o que aumenta a exposição às bactérias que causam infecção.
- Peça a seu médico que lhe mantenha aquecido durante a cirurgia. Obviamente, você não irá sentir frio quando anestesiado, mas estudos provaram que procedimentos simples como manter os pacientes aquecidos diminui as chances de infecção.
O Blog Fármacia em Foco também entra nessa campanha INFECÇÕES AQUI NÃO ajude-nos você também na divulgação desse problema que acomete diversas pessoas pelo Brasil e pelo Mundo!
Mais Informações: http://prevencaodeinfeccoes.com/
Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com