5 de jan. de 2011

A Cura da Calvície! Será?

Má formação de células-tronco impediria o crescimento natural do cabelo


      A calvície masculina pode estar com os dias contados. Cientistas descobriram que uma das causas da perda excessiva de cabelo são células-tronco que não se desenvolveram completamente no couro cabeludo. Caso os pesquisadores consigam estimular o "amadurecimento" dessas células, é possível que os fios voltem a crescer naturalmente, acabando com a calvície.
      A pesquisa foi conduzida pelo médico americano George Cotsarelis e financiada pelo governo americano e pela empresa de cosméticos francesa L'Oreal. O cientista analisou células de áreas calvas e com cabelo e percebeu que, apesar de ambas as regiões possuírem o mesmo número de células-tronco, as áreas sem cabelo possuem um tipo de célula em menor quantidade. Essas células seriam as progenitoras, um estágio mais 'avançado'' das células-tronco.
      Agora, a equipe de Cotsarelis está estudando possibilidades de resolver o problema criando um creme ou loção. Seria possível também remover as células-tronco do couro cabeludo do paciente, ativá-las em laboratório e transplantá-las de volta.
      Os pesquisadores ainda não sabem se o efeito é semelhante nas mulheres e pretendem investigá-lo nos estágios seguintes do estudo. Cotsarelis acredita que um tratamento esteja disponível no mercado em cerca de dez anos.
 

FONTE: Veja - Ciências


Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com