6 de nov. de 2010

INFORMATIVO: Superbactérias KPC


     Diante de emails e perguntas frequentes à esse blog sobre a bactéria KPC, além das recentementes notícias em todos os meios de comunicação sobre essa nova epidemia que está atacando os brasileiros e, acima de tudo, causando mortes, resolvemos lançar esse post informativo.


O QUE É A SUPERBACTÉRIA KPC?

  A Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC) é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos. Ao adquirir uma enzima (KPC), a bactéria se torna resistente a um grupo de antibióticos, incluindo os mais potentes contra infecções.

PORQUE ELA É CHAMADA DE SUPERBACTÉRIA?

  Porque elas produzem uma enzima tão potente capaz de inativar a eficácia de outros antibióticos, limitando, assim, as possíveis opções para o tratamento de infecções graves. 


 QUAL A VELOCIDADE DE REPRODUÇÃO DESSA BACTÉRIA?

  As bactérias do mesmo tipo das KPC, geralmente se multiplicam muito rápido, duplicando de número a cada 20 minutos. 

COMO É TRANSMITIDA E QUAIS OS SINTOMAS DA SUPERBACTÉRIA KPC?


  Pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de objetos. Os principais sintomas são pneumonia e infecção urinária. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A KPC ESTÁ ESPALHADA NAS RUAS OU QUALQUER AMBIENTE?

  Até o momento, as bactérias produtoras de KPC foram observadas somente em pacientes hospitalizados ou que estiveram no ambiente hospitalar. "No ambiente, provavelmente esta bactéria teria menos chance de sobreviver quando "competisse" com outras, pois não criou ainda resistência", explica a médica.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

  Existem testes especiais feitos caso o paciente apresente sinais e sintomas de infecção urinária, por exemplo. O médico irá solicitar exames urina e o antibiograma, que é o teste realizado para confirmar se a bactéria é sensível ou resistente a determinado antibiótico. "Por outro lado, se quero saber se um paciente está contaminado com a bactéria porque está ao lado de um paciente infectado por esta bactéria ou colonizado (que tem a bactéria no organismo, mas não apresenta infecção), solicitamos a realização de outro exame, o swab retal (introdução de um "cotonete"), para que seja avaliado se há o crescimento desta bactéria", afirma a especialista. 

COMO SE PROTEGER DA SUPERBACTÉRIA KPC?

- Evite ambientes hospitalares, mas se for necessário, lave bem as mãos e utilize álcool gel. Faça isso antes e depois de sair do ambiente.

- Evite tocar nos objetos de hospitais, como portas, balcões, mesas e qualquer acessórios.

- Evite uso de antibióticos que não sejam realmente necessários. Procure seu médico antes de ir à farmácia comprar remédios.
 

Quer saber mais? Dá uma olhadinha nessa entrevista feita pela TV GAZETA sobre a Super Bactéria KPC

 


Fontes: youtube
            Minha Vida
            http://saudediversascategoriasdicas.blogspot.com/

 
Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com