17 de nov. de 2010

PAPEL DO FARMACÊUTICO 1

    Foi aprovado no Senado Federal brasileiro o projeto de Lei (PLC 145/08) que institui 20 de janeiro como dia Nacional do Farmacêutico. Diante desse acontecimento, nosso blog Farmácia em Foco está fazendo uma série de postagens referentes ao papel do profissional Farmacêutico na sociedade.

 FARMACÊUTICO NA INDÚSTRIA


Função - Produção de medicamentos, vacinas, cosméticos e produtos de higiene pessoal e para ambiente.
O farmacêutico industrial é um profissional que atua na indústria farmacêutica, sendo atribuídas a ele funções que englobam desde a compra de matérias primas para a produção de medicamentos até a etapa final de embalagem e expedição dos produtos fabricados.
   Diante dessa função do Farmacêutico nessa área,  segue abaixo  os setores que compreende a mesma e suas respectivas atividades:

a) Produção: assegurar a produção de produtos farmacêuticos puros e eficazes, evitando o risco de contaminações/misturas de produtos, exigindo o correto cumprimento das Boas Práticas de Fabricação em todas as etapas do processo de fabricação das diversas formas farmacêuticas (injetáveis, sólidos orais, semi-sólidos, líquidos estéreis, não estéreis, etc). 

b) Garantia de Qualidade: assegurar que as operações de produção e controle de qualidade estejam especificadas por escrito através de procedimentos operacionais padrão devidamente aprovados. Além disso: 
   - desenvolve programas de validação de processos, validação de limpeza, calibração e qualificação de equipamentos e instrumentos junto com outros setores.
    - participa da qualificação e certificação de fornecedores de materiais e equipamentos.
    - responde também pelos sistemas de desvios de qualidade, auditorias internas e externas, controle de mudanças, dúvidas e reclamações de mercado, etc. 
 
c)  Controle de Qualidade: responsável por aprovar ou rejeitar as matérias-primas, produtos semi-acabados, produtos terminados e materiais de embalagem, assegurando que os ensaios exigidos sejam realizados seguindo compêndios oficiais e na ausência destes por métodos analíticos validados e mantendo os registros das análises efetuadas. 
 
d) Desenvolvimento Tecnológico: atuar na pesquisa de possíveis formulações, com as características das matérias-primas envolvidas e as possibilidades de fabricação em escala industrial, adequando as formulações pretendidas quanto à via de
administração, à concentração e posologia pretendida.
 
e)n Assuntos Regulatórioselaborar relatórios técnicos para registro de medicamentos, promovendo quando necessárias a modificação/revalidação do registro de produto (alteração de excipiente, prazo de validade, processo de fabricação, concentração de substâncias ativas, etc). Atualizar textos de bulas e cartonagens, revisando também as artes finais da embalagem original e promocional.
 
f)  SAC: fornecer as informações necessárias ao usuário sobre o consumo racional de medicamentos; Controlar as reclamações e as dúvidas de clientes, informando as possíveis causas. Manter contato com o setor de pesquisa clínica e buscar informações farmacológicas (farmacocinéticas, farmacodinâmicas, etc) sobre os medicamentos que a empresa produz.
 
g) PCP: oferecer suporte técnico na movimentação dos estoques de matérias-primas e materiais de embalagem, seguindo preferencialmente a sistemática de controle de PEPS (primeiro que expira é o primeiro que sai) promovendo as Boas Práticas no almoxarifado, respeitando o “status” dos materiais (em quarentena, aprovado ou reprovado).
 
h)  Distribuiçãoresponsável por definir o plano de distribuição e transporte para os clientes de acordo com as Boas Práticas de Distribuição e Transporte. Também realiza todos os processos de devolução do mercado necessários. 
 
i)n Pesquisa Clínica: participar da elaboração de protocolos de pesquisa de desenvolvimento de novos medicamentos ou de medicamentos que já se encontram disponíveis no mercado, e integra também estudos de farmacovigilância destes produtos.
 
j) Farmacovigilância: realizar atividades relativas a detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados aos medicamentos (incluindo fitoterápicos, produtos biológicos, vacinas, etc), melhorando o cuidado com o paciente em relação ao uso de medicamentos e a todas intervenções médicas, incentivando sua utilização de forma segura, racional e efetiva. 
 
l)  Marketing: gerenciar produtos junto à classe médica, promovendo suporte técnico na atualização dos medicamentos. Promove treinamento técnico para os propagandistas, avaliando a ética na propaganda de medicamentos, de acordo com a legislação vigente.


Fonte:  Comissão de Indústria - Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás 2009 (indústriafarmacêutica@crfgo.org.br)
 

Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com