2 de jul. de 2011

1,3 milhão de anticoncepcionais são reprovados em SP

     Cerca de 1,3 milhão de anticoncepcionais foram retirados de circulação nos últimos quatro anos pela Vigilância Sanitária de São Paulo, após serem reprovados em análises feitas pelo Instituto Adolfo Lutz. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde.
     Ao todo, 154 amostras de 34 lotes foram analisadas no período e 29% delas foram consideradas insatisfatórias, sendo que 28% tiveram problemas nas análises físico-químicas e 1% na análise de rotulagem.
     A pesquisa verificou 99 amostras de comprimidos, 52 de ampolas injetáveis e três contraceptivos de emergência, a “pílula do dia seguinte”. Segundo a secretaria, apesar de os comprimidos serem a forma de uso mais frequente, apenas 10% das amostras analisadas apresentaram algum tipo de irregularidade.
     Entre as amostras de anticoncepcionais injetáveis analisadas, 55% tiveram algum problema, de acordo com a secretaria. Além de problema na rotulagem, que não tinha o nome genérico da substância ativa nem o telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), os injetáveis também apresentaram volume menor que o adequado ao produto, o que pode comprometer a eficácia e causar uma gravidez indesejada.
     De acordo com a secretaria, depois de confirmadas essas irregularidades e diante das contraprovas exigidas pelos fabricantes, ações sanitárias foram tomadas pela pasta e os lotes de medicamentos de quatro laboratórios foram recolhidos.

FONTE: G1.globo.com


Mirna Gois 
Mestranda em Ciências Farmacêuticas 
bloginfarmacia@gmail.com