14 de jul. de 2011

ENTREVISTAS COM FARMACÊUTICOS - 5


Entrevista com Patrícia de Moura Lopes (Farmacêutica-Bioquímica pela UFPI, trabalhando na rede de farmácias Big Bem, em Teresina-PI)
por: Edson Diniz


ED: Qual o papel do Farmacêutico na sociedade?
PM: O farmacêutico tem um papel fundamental em relação ao medicamento e a sua correta utilização pela população. O farmacêutico deve zelar pela atenção farmacêutica à população, alertando para as possíveis reações adversas ou até mesmo tóxicas que alguns medicamentos podem causar.

ED: Em quais áreas um farmacêutico pode atuar?
PM: O farmacêutico pode ser analista clínico (trabalhar em laboratórios de análises) industrial (trabalhar em indústria de medicamentos ou cosméticos), hospitalar, trabalhar em farmácias de dispensação, manipulação e homeopatia, além de poder trabalhar em indústrias de alimentos.

ED: E como foi que você escolheu a Profissão de Farmacêutica?
PM: Na verdade eu queria cursar Engenharia Química, inclusive já estava classificada pra terceira etapa em outro estado quando saiu o resultado da Federal para Farmácia e passei. No início não gostava muito porque não tinha muita coisa direcionada ao curso, tinha disciplinas de matemática, física... Aí depois comecei a gostar e me identificar e direcionar a área que eu queria atuar, que é a dispensação de medicamentos.

ED: E o mercado de trabalho?
PM: Ah, hoje os farmacêuticos estão sendo cada vez mais valorizados. Da minha turma de formados estão todos empregados e ganhando bem, não tão bem quanto deveríamos, mas está razoável. Emprego não falta, estão faltando é farmacêuticos. Todas as farmácias estão correndo atrás de um!

ED: O profissional está mais valorizado?
PM: Sim. As pessoas quando vêm à farmácia, já chegam procurando um farmacêutico querendo conversar e pedir informações. É mais para saber a posologia, reações adversas e também alguns idosos que vêm só para conversarem mesmo e serem assistidos com aferição de pressão e medida da glicemia. E também alguns médicos já ligam perguntando sobre alguns medicamentos, e pedem aos pacientes para que conversem conosco, o que ajuda a valorizar mais a nossa categoria.

ED: E o que faz um farmacêutico responsável pela dispensação de medicamentos?
PM: Na dispensação somos responsáveis pelo controle de todos os medicamentos, receitas, e com todas as datas de validades , controles de qualidade para que quando a vigilância fiscalize não sermos surpreendidos e que não feche a farmácia e para que o consumidor não leve para casa um medicamento com prazo de consumo vencido e nem com alteração da qualidade, afim de que não prejudique ainda mais o paciente.


O blog Farmácia em Foco agradece a participação e a gentileza do da Farmacêutica Patrícia de Moura em atender nossos alunos