2 de fev. de 2011

Vacina espanhola contra Aids reduz carga viral

Uma vacina terapêutica contra o vírus da Aids, desenvolvida por cientistas do Hospital Clínic de Barcelona permitiu, pela primeira vez, "uma redução significativa da carga viral" no organismo, embora o resultado ainda seja "insuficiente".

   Cientistas do HIVACAT, programa público-privado catalão que desenvolve vacinas terapêuticas e preventivas contra o HIV, apresentaram nesta terça-feira (1) os resultados de uma terapia celular que provocou "uma queda significativa na carga viral na maioria dos pacientes", explicou o hospital em comunicado.
   "Esta redução foi muito importante para alguns deles, mas em nenhum caso se conseguiu que o vírus fosse indetectável", razão pela qual "a queda na carga viral continua sendo insuficiente".
   No entanto, "trata-se de uma melhora muito importante com relação a iniciativas anteriores, que conseguiram, com uma vacina muito similar, uma resposta modesta em 30% dos pacientes tratados", explicaram. "Nenhuma vacina terapêutica conseguiu até agora os níveis de resposta alcançados neste estudo." Mas por serem insuficientes, as pesquisas continuam.
   O objetivo é encontrar uma vacina que permita "minimizar a necessidade de tratamento antirretroviral", já que ele é "crônico" e "seu consumo diário é incômodo" e caro.
   Por isso, atualmente afirmam estar estudando se a administração conjunta da vacina e o tratamento antirretroviral permite melhorar os resultados. A vacina apresentada esta terça-feira permitirá ao paciente deixar de tomar o medicamento antirretroviral durante um ano, enquanto a anterior tinha validade de três meses.



 
Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com