21 de jan. de 2011

Possível tratamento contra o Câncer de Pele

Conselho da FIP (Federação Internacional Farmacêutica) instituiu, por meio de votação realizada, no dia 28 de agosto de 2010 (sábado), 25 de setembro como o Dia Internacional dos Farmacêuticos. A decisão visa a dar uma unidade entre a categoria, no mundo inteiro Conselho da FIP (Federação Internacional Farmacêutica) instituiu, por meio de votação realizada, no dia 28 de agosto de 2010 (sábado), 25 de setembro como o Dia Internacional dos Farmacêuticos. A decisão visa a dar uma unidade entre a categoria, no mundo inteiro
       Um grupo de cientistas demonstrou que bloquear a atividade da proteína interferon gama (IFN-gama) com remédios pode ser útil para o tratamento do câncer de pele, segundo a última edição da revista Nature.
 
  A equipe deGlenn Merlino, depois de vários testes observou como a radiação ultravioleta sobre o organismo desencadeia a produção de macrófagos, o que favorece a criação da interferon gama e o desenvolvimento de melanomas.
  Merlino, do National Câncer Institute de Maryland (EUA), garante que bloquear com anticorpos a interferon gama, uma proteína de tipo II, inibe o crescimento anômalo de células na pele - enquanto bloquear da mesma forma interferons de tipo I não produz esse efeito, e sim impedir o desenvolvimento de tumores (
IFN-alpha - utilizada clinicamente para tratar o melanoma.)
   Desse modo, a ideia de que a IFN-gama favorece o progresso dos tumores cancerígenos significa uma potencial mudança de paradigma' nesse campo da medicina e um importante avanço tanto na prevenção como no tratamento do câncer de pele, aponta Merlino na publicação.
FONTE: ESTADÃO ON LINE

Mirna Gois
Mestranda em Ciências Farmacêuticas
bloginfarmacia@gmail.com

Nenhum comentário: