Com o maior controle do uso de antibióticos, que passaram a ser vendidos somente com a retenção da receita médica, muitas pessoas que anteriormente se automedicavam com antibióticos nos balcões das farmácias, passaram a se automedicar com antiinflamatórios.
Os antiinflamatórios, do ponto de vista de danos ao organismo, podem ser até mais lesivos. O uso indiscriminado de antibióticos seleciona bactérias resistentes no organismo, que podem tanto tornar a infecção mais grave, como podem ser disseminada na comunidade, sendo atualmente um problema grave de saúde pública no mundo, porém, parte dos antibióticos não traz danos imediatos a estrutura do organismo, mesmo em doses muito altas.
Já com os antiinflamatórios, seu uso acarreta danos na mucosa do estômago e nos rins e interferem no uso de muitos outros medicamentos em uso. Por este motivo deve-se prever um aumento nos casos de gastrite e úlceras estomacais e duodenais, bem como o número de paciente com danos renais.
Evite a automedicação, procure informações com o seu médico ou farmacêutico antes do uso de qualquer medicamento, pois as reações adversas de um medicamento podem ser mais prejudiciais que a doença.
Enviado por Laynne Hellen (aluna 1º período Farmácia - UFPI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário