16 de jun. de 2011

Pílula do Dia Seguinte pode provocar Infarto


   
     A pílula do dia seguinte foi desenvolvida para situações de emergência, como em casos de rompimento ou não uso do preservativo em uma relação ocasional, em que se queira afastar os riscos de uma gravidez indesejada.
    Porém, muitas mulheres passaram a utilizá-la como uma alternativa de contracepção, fazendo uso da mesma várias vezes por mês, absorvendo assim doses altas de hormônios.
     Se o uso de anticoncepcionais comuns, com baixas doses de hormônios, já elevam o risco de problemas cardíacos, com a pílula do dia seguinte estes riscos podem ser aumentados em consequência das altas doses hormonais, podendo ocorrer infartos e Acidentes Vascular Cerebral AVC, popularmente conhecido como “derrame.
     Entre os efeitos colaterais imediatos estão dor de cabeça e atrasos menstruais e o uso constante, também pode causar gravidez indesejada, em consequência da dificuldade da mulher não conseguir regular novamente seu ciclo menstrual, principalmente se esta faz uso do método contraceptivo baseado em tabela de verificação do período fértil..
     É importante salientar que o medicamento não é contraceptivo e pode reduzir o efeito da da pílula em prazo prolongado.
     A longo prazo as consequências são ainda mais graves, pois pode causar varizes e desenvolver cânceres de ovário e útero, além das doenças cardiovasculares.
     Outro ponto importante é a redução do efeito da pílula em prazo prolongado, pois o medicamento não se trata de um contraceptivo.
     A pílula do dia seguinte é contraindicado para quem sofre de doenças hematológicas (do sangue), renais e tromboembolia, que é a formação de coágulos sanguíneos fora do sistema cardiovascular. Pode perder o efeito se interagir com outros medicamentos, como antibióticos e vitaminas. O recomendado é pedir auxílio ao ginecologista ou consultar o farmacêutico no ato da compra.


FONTE: Blog  José Vilmore (180graus.com)

Enviado por Laynne Hellen (aluna 1º período Farmácia - UFPI)

Nenhum comentário: